Durante muito tempo, subestimamos e até ignoramos o sentido do olfato. A aromoterapia utiliza-se muito bem desse sentido responsável por muita de nossas lembranças, sensações e até sentimentos.
Por ser um método natural, a aromoterapia é um tratamento de doenças e manutenção da saúde, através da inalação de óleos essenciais, reconhecido há muito pelos seus efeitos positivos. As suas propriedades e a ausência de contra-indicações (quando aplicados corretamente) fazem deste método um excelente complemento de tratamentos naturais das doenças e proporcionam um ambiente agradável, calmo e relaxante, para que as pessoas que o procuram consigam obter mais e melhor saúde a todos os níveis que compõem o corpo humano: o mental, o físico e o emocional.
O uso da aromoterapia é mais freqüente em massagens com óleos aromáticos, ingeridos, colocados no banho, bem como em inalações. Na atuação energética, lança-se mão do uso de extratos, essências, óleos essenciais, incensos, perfumes e óleos aromáticos. Como Terapia do Cheiro, é muito eficaz no estímulo mental e da memória, além de interferir, com sucesso, nas manifestações emocionais e comportamentais, equilibrando-as e modificando-as para melhor.
Benefícios
- Melhora o funcionamento do corpo e estado de espírito;
- Favorece a regeneração, a vitalidade e o bem estar;
- Diminui as preocupações, angústia e stress;
- Proporciona o bem estar e a qualidade de toda a saúde.
A aromoterapia é soberana na atuação corretiva equilibradora e curativa dos campos sutis do ser humano, através de aura, corpos sutis, nadis e meridianos.
Um pouco de história
A palavra aromoterapia veio ao mundo através de Reneé Maurice Gatefossé, que comprovou acidentalmente a eficiência da composição química natural dos óleos essenciais, extraídos do reino vegetal. Por volta de 1920, os médicos italiaos Gatti e Cajola conseguiram demonstrar cientificamente o efeito dos aromas obtidos dos óleos, e chegaram à conclusão de que os aromas dos óleos exercem grande influência no sistema nervoso, chegando através da corrente sangüínea. Após muitos estudos, ficou concluído que os efeitos dos aromas essenciais no sistema nervoso central age de maneira distinta, de acordo com a personalidade e o temperamento de cada pessoa. Hoje, a aromoterapia é cada dia mais aceita como uma nova e importante forma de terapia, contribuindo significativamente para o nosso equilíbrio e bem estar.