sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Viva as Cores e se Sinta Bem Melhor




Vivemos num mundo colorido, onde as diferentes cores a que estamos expostos influenciam a nossa vida: um dia de Inverno cinzento pode fazer-nos sentir tristes e levar-nos a escolher uma roupa preta para vestir nesse dia; por outro lado, um dia solarengo de Verão estimula o bem-estar e a nossa alegria de viver, levando-nos a vestir uma roupa branca ou amarela! A Cromoterapia funciona dentro da mesma linha: é uma terapia alternativa que recorre às cores para devolver ao corpo, mente e espírito, o seu equilíbrio natural.




Uma história a cores

Os efeitos poderosos das cores é conhecida e estudada há milhares de anos por civilizações tão antigas como as do Egipto, Índia, Grécia e China. Pensa-se que a Cromoterapia possa ter as suas raízes na Ayurveda, uma especialidade médica praticada na Índia há milhares de anos e que associava a cor aos “chakras” – os 7 pontos espirituais do corpo, localizados ao longo da coluna. Cada “chakra” corresponde a um órgão e cada órgão a uma cor. No caso de algum desequilíbrio ou doença, expor o “chakra” afectado à sua cor dominante seria o suficiente para devolver a saúde e bem-estar ao paciente.



1.Vermelho: Chakra da Raiz ou Básico: Rins, bexiga e espinal-medula.

2.Laranja: Chakra do Sacro ou Sexual: Órgãos sexuais, útero, ovários, próstata.

3.Amarelo: Chakra do Plexo Solar: Baço, fígado, estômago, vesícula biliar (sistema digestivo).

4.Verde: Chakra do Coração ou Cardíaco: Coração, pulmões, fígado e sistema circulatório.

5.Azul: Chakra da Garganta ou Laríngeo: Garganta e pulmões.

6.Índigo: Chakra do Terceiro Olho ou Frontal: Sistema nervoso autónomo/hipotálamo.

7.Violeta: Chakra da Coroa ou Coronal: Cérebro superior e olho direito.

Mas a Cromoterapia esteve ainda presente na vida de várias outras civilizações antigas: os egípcios eram conhecidos pelos seus templos de luz e cor, uma espécie de solário, cujas janelas continham vidros coloridos. Com a ajuda do sol, os pacientes eram banhados com diferentes cores. Na China, as aplicações terapêuticas da Cromoterapia associavam cada órgão do corpo humano a uma cor específica. Há relativamente pouco tempo, na Europa do século XIX, as vítimas de varíola e os seus quartos eram cobertos com panos vermelhos de forma a atrair a doença para fora do corpo.



Actualmente, o estudo das cores e das suas diferentes influências no ser humano continua a ser determinante: avalia-se quais as melhores cores para aplicar em ambientes de trabalho, de estudo ou de hospitais; e a publicidade baseia grande parte do seu trabalho na escolha das cores perfeitas para seduzir o seu público-alvo.



Introdução à Cromoterapia

De uma forma simples, a Cromoterapia utiliza a cor e a luz para equilibrar as energias do corpo, sejam elas físicas, mentais, espirituais ou emocionais. A exposição à luz e às cores resultantes da mesma, transformam-se em frequências vibracionais ou energias que a visão e, consequentemente, o cérebro, interpretam de forma específica. A escolha das cores correctas pode devolver ao corpo, mente e espírito o seu equilíbrio natural – o que é, aliás, a base de toda a medicina alternativa – a concentração na saúde e não na doença.



Os meios

As consultas de Cromoterapia podem ter uma duração entre os 60 e os 90 minutos e têm um custo médio de €30. A Cromoterapia é ainda muitas vezes utilizada em conjunto com outras terapias, nomeadamente a Aromaterapia, Hidroterapia, Reiki, Feng Shui, Radiestesia, Essências Florais e a Cristaloterapia, o que potencia os seus efeitos e resultados. A administração dos tratamentos cromoterapêuticos pode ser efectuada de várias formas:



Observação da luz do espectro solar, emitida por lâmpadas coloridas durante um período de tempo pré-estabelecido. O corpo, ou partes do mesmo, podem ser expostos às mesmas fontes de luz, que podem ou não ser intercaladas com focos brancos.

Visualização mental de uma determinada cor (que pode ou não ser intercalada com outras) durante um período de tempo pré-estabelecido.

Contacto directo com a natureza.

Ingestão de água ou outro líquido, previamente solarizado com recurso à cor adequada ao tratamento em questão.

Ingestão de alimentos que correspondem à cor desejada para o tratamento.

Cromoterapia através da exposição a pedras preciosas, velas, têxteis, vestuário, banhos, óculos ou lentes coloridas.

As cores do arco-íris

Apesar de existir uma enorme variedade de tonalidades de cores, nós reagimos a sete cores primárias, que são aquelas utilizadas na Cromoterapia. A intensidade ou tom dessa cor é escolhida com base no paciente e no seu caso específico. Em geral, as cores quentes (vermelhos, laranjas e amarelos) provocam sensações de excitação e de energia, enquanto as cores frias (azuis, verdes e roxos) produzem sensações de relaxamento e tranquilidade.



Vermelho: tem um efeito excitante, estimulante e vitalizante, atraindo a energia. Porém, e como é a mais poderosa de todas as cores, deve ser utilizada com precaução porque se for aplicada em excesso pode aumentar a tensão nervosa e os níveis de irritabilidade.



Indicações Terapêuticas: é utilizado no tratamento da depressão e da anemia, mas também para melhorar a circulação sanguínea e equilibrar a temperatura do corpo, sendo indicado em casos de paralisia. Estimula o sistema nervoso e fortalece o funcionamento do fígado.



Laranja: tem um efeito alegre e anti-depressivo, vitaliza e rejuvenesce.



Indicações Terapêuticas: é utilizado no tratamento da depressão e no combate ao desânimo, à falta de energia e de força de vontade. Fortalece as funções mentais, estimula o sistema nervoso e ajuda a elevar a pressão sanguínea. É utilizado no tratamento de problemas respiratórios, epilepsia e inflamações, mas também está associado às glândulas supra-renais, ou seja, ao tratamento da vesícula biliar ou de pedra no rim. Favorece a boa digestão e tem efeitos positivos no sistema metabólico.



Amarelo: contém energias positivas e inspiradoras, estimula a actividade mental, promovendo a criatividade, o raciocínio e o optimismo. No entanto, não deve ser utilizado isoladamente, uma vez que pode aumentar o nervosismo, a incerteza, assim como diminuir o sentido de protecção, segurança e estabilidade.



Indicações Terapêuticas: para além de ajudar a harmonizar o sistema nervoso, é utilizado no tratamento de problemas digestivos, do reumatismo e da artrite (contribui para a dissolução dos depósitos de cálcio nas articulações). O amarelo é apontada como uma cor que fortalece os olhos e os ouvidos, sendo excelente para a pele, nomeadamente para cicatrizar, limpar e melhorar a sua textura.



Verde: promove o equilíbrio entre as energias positivas e negativas, incitando à harmonia e serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador; provoca a sensação de conforto e de bem-estar geral, ou seja, é uma cor completa, que abrange corpo, mente e espírito. No entanto, deve ser utilizado com precaução para não provocar desequilíbrios que podem, por sua vez, aumentar os níveis de insatisfação e de impaciência.



Indicações Terapêuticas: com propriedades anti-sépticas muito eficazes, é utilizado no tratamento de infecções, desintoxicações, problemas cardíacos e circulatórios.



Azul: é considerada a cor mais curativa de todas, devido ao seu efeito altamente relaxante, apaziguador e sedativo; estimula sensações de paz e é muito potente na devolução da clareza mental.



Indicações Terapêuticas: para além de aliviar dores de cabeça e enxaquecas, reduz a sensação de angústia, tensão e medo, aliviando perturbações nervosas e situações de insónias. É um anti-séptico natural, eficaz contra as dores e o desconforto causado por cortes e queimaduras; é também um anti-inflamatório, utilizado no tratamento de problemas associados aos olhos e à garganta (laringite, amigdalite, papeira…), sendo ainda útil em casos de asma.



Anil: ligado às artes e à beleza, eleva a mente, incita aos estados de calma e de serenidade, estimulando ainda as energias criativas.



Indicações Terapêuticas: tem efeitos analgésicos e calmantes, especialmente em situações de elevada ansiedade ou excitação, é utilizada no tratamento de dor generalizada, inflamações e doenças pulmonares.



Violeta: provoca sensações de liberdade, mas também de equilíbrio e de estabilidade, incitando à meditação e à recuperação da auto-estima. Sendo uma cor bastante potente, existem algumas precauções a seguir, no sentido em que o uso excessivo do violeta pode provocar estados alterados de consciência.



Indicações Terapêuticas: eficaz para acalmar o sistema nervoso e no combate das neuroses, é um desintoxicante natural que devolve saúde às células e tecidos do organismo, assim como a energia física ao corpo. Também é utilizado no tratamento de problemas dermatológicos, nomeadamente doenças do couro cabeludo. Os seus poderes apaziguadores são ainda eficazes no tratamento de dores musculares e lombares.



O preto e o branco são extremos opostos. O branco absorve e reflecte todas as cores, sendo que o organismo reage positivamente ao branco ao libertar energias negativas e sensações de peso resultantes de doenças diversas. O preto, por sua vez, absorve todas as cores, mas não reflecte nenhuma; por norma não é utilizada devido às suas conotações negativas e porque não incita à harmonia. No entanto, o preto pode ser utilizado em conjunto com outras cores, caso do tratamento de insónia: recorre-se à cor violeta que tem características espirituais e calmantes, mas também ao preto, que simboliza a noite e o descanso.

Um convite a ser Natural






Fonte de água e de alimentos, a terra é ainda rica em minerais e metais, cujas propriedades terapêuticas são amplamente utilizadas na Geoterapia – técnica natural que recorre principalmente à argila, ao barro, às pedras e aos cristais para tratar perturbações físicas e emocionais, restabelecendo o equilíbrio nato do corpo e da mente. Uma cura que está literalmente aos nossos pés…




Uma história milenar

Como grande parte da medicina natural e alternativa, também a Geoterapia existe há milhares de anos, sendo amplamente utilizada tanto por antigos curandeiros como por médicos prestigiados. Há séculos que os povos mais antigos do mundo se servem da argila para combater epidemias e doenças infecciosas. Nas páginas da história escreve-se que a civilização egípcia recorria à argila por dois importantes motivos: preservação dos alimentos animais e elemento essencial no processo de embalsamento das múmias. A argila era ainda muito popular no quotidiano dos japoneses que também se serviam dela para conservar alimentos durante anos a fio, incluindo ovos! Os vietnamitas e coreanos são conhecidos pelos seus banhos de argila, recomendados para tratar queimaduras e muito utilizados para aliviar as dores dos combates (principalmente durante as duas guerras travadas contra os Estados Unidos) com resultados espantosos que deixavam poucas ou nenhumas cicatrizes.



Um poder real

Aos costumes e tradições antigas, juntaram-se os estudos teóricos e práticos da ciência e eis algumas das suas descobertas mais surpreendentes: as características terapêuticas da argila, barro, pedras e cristais são determinadas pela sua composição química e geológica, cada uma muito específica, uma vez que o solo é invariavelmente influenciado por vários factores. Um dos estudos mais relevantes na área foi efectuado por duas universidades canadianas e provou que algumas das substâncias químicas encontradas na terra eram directamente responsáveis pela cura e restauração do tecido celular humano – a argila revelou-se um anti-inflamatório, anti-séptico e cicatrizante 100% natural.



3 tipos de energia

Os estudos levados a cabo pelos investigadores canadianos foram ainda mais longe ao revelarem que a argila continha ainda uma actividade atómica e magnética muito significativa. Os cientistas russos aprofundaram essas descobertas, explicando que a argila, ao beneficiar de uma exposição solar constante e directa, recebe daí as suas energias curativas e regeneradoras. Para além da energia solar, existem mais dois tipos de energia presente na terra: a energia magnética (aquela determinada pelo campo magnético vibratório do planeta e que confere à terra uma força espantosa, presente até na argila seca e no barro); e a energia estrutural (muito própria da terra, é influenciada pela região, tipo de solo, formação geológica, idade das camadas, idade do solo, clima, resíduos vulcânicos, existência de poluentes ou não).



Os minerais em acção

Na Geoterapia, é a composição química da terra que encerra todos estes poderes curativos e os minerais actuam de forma vitalizadora, restabelecendo o funcionamento pleno do organismo e devolvendo-lhe o bem-estar natural. A par com o alumínio, ferro, cálcio, sódio, potássio e titânio, alguns dos minerais mais comuns incluem:



Magnésio: tem mais de 300 funções no corpo humano, actuando eficazmente contra doenças circulatórias, cardíacas, de rins, do aparelho digestivo, diabetes, osteoporose, disfunções sexuais, próstata, obstipação, artrite, asma, Alzheimer, cancro, alcoolismo e depressão.

Sílica: recomendado para tratamento de perturbações relacionadas com os sistemas respiratório, nervoso, vascular e ossos; também tem um papel importante no que toca ao fortalecimento de dentes e unhas, sendo ainda responsável pela suavidade do cabelo.

Zinco: utilizado em pessoas que demonstram um desenvolvimento de ossos ou sexual atrasado, mas também em casos de falta de energia, proteína e subnutrição.

Cobre: é habitualmente utilizado para combater problemas de ossos (incluindo a osteoporose) e vasculares, assim como a hipopigmentação da pele e cabelo.

Manganês: aplicado em casos de desenvolvimento corporal deficitário, anomalias de ossos e problemas relacionados com o sistema reprodutivo.

Crómio: estimula o metabolismo.

Aplicações várias

Na prática, a Geoterapia é aplicada de diversas formas, sendo os seguintes métodos os mais utilizados. Em todos os casos, a mistura composta para um tratamento é utilizada apenas uma vez e depois deitada fora. Para além disso, e tendo em conta que a Geoterapia elimina toxinas e líquidos intracelulares, que são substituídos por minerais essenciais, deve ingerir muita água após um tratamento, para garantir a hidratação do corpo.



A argila é aplicada directamente sobre a pele no seu estado mais puro, sendo coberta por um pano e mantida assim até secar por completo. Este método é muito utilizado no tratamento de dores musculares, entorses, reumatismo e artrite. Se for aplicada na zona do peito, fígado, rins, estômago ou útero, deve ser feito duas horas antes ou depois de uma refeição.

A Geoterapia é ainda administrada em forma de compressa e, embora tenha os mesmos objectivos e fins da aplicação directa (mencionada acima), a sua composição é diferente porque é diluída em água, sendo assim menos consistente.

O banho de lama é igualmente utilizado e, sendo preparado numa banheira específica, requer uma imersão que dure entre 20 e 30 minutos. Em alternativa o preparado pode ser espalhado por todo o corpo, onde permanece até endurecer. Estes banhos são especialmente indicados para eliminar toxinas nocivas do corpo, para aliviar situações de stress, tensão e perturbações relacionadas com o sistema nervoso.

Pedras e cristais

Merecendo um estudo próprio, as pedras e cristais utilizados na Geoterapia estão igualmente dotadas de energias benéficas para o corpo humano, até porque estes (que também são frutos da terra) têm o poder de receber, conter e reflectir luz – a energia mais poderosa que existe. A energia encontrada nas pedras e cristais – composta por elementos naturais e raios vibracionais – varia muito, o que implica que a sua escolha deve ser feita tendo em conta a sua cor, forma, luz e, claro, a atracção que sente pela mesma. Muitas vezes, a escolha da pedra é feita conforme o seu signo zodíaco. Independentemente das pedras, a realidade é que quando estas estão em contacto directo com o corpo têm o poder de desbloquear e alinhar os 7 chakras, ou centros de energia, que cada pessoa possui. São frequentemente utilizadas em sessões de meditação e de visualização.



A Geoterapia e outras terapêuticas

Com a evolução do conhecimento e das experiências efectuadas em torno desta especialidade da medicina natural, a Geoterapia passou a ser cada vez mais utilizada em conjunto com outras práticas terapêuticas – harmonização e equilíbrio dos chakras, cristalopuntura, auriculoterapia, reflexologia (podal, quiro e auricular) e visualizações criativas – assim como em tratamentos estéticos e de spa, nomeadamente a muito popular massagem de pedras quentes.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Bom Dia!


" Aqui vão algumas Regras Básicas do Bem Viver: Comece sempre o seu dia entrando em contato com a Espiritualidade. Reze por seus pais assim que terminar de rezar por você. Respeite-se o suficiente para não pegar coisas que não lhe pertencem, o que inclui as pessoas de outras pessoas. Evite dizer a alguem alguma coisa a respeito de outra pessoa, até que você tenha dito a ela pessoalmente. Evite dizer para alguém alguma coisa que você teria vergonha de dizer à Espiritualidade na presença da Espiritualidade. Faça pelo menos duas coisas boas para você todos os dias. Faça pelo menos uma coisa boa para alguém todos os dias. Procure silenciar todas as lamúrias, reclamações e críticas. Quando tiver vontade de fazê-las, pare um instante, respire fundo e desapegue-se. Usufrua plenamente as pequenas e grandes alegrias que cada dia lhe traz. Acredite no melhor em tudo e em todos até que você tenha provas concretas em contrario vindas da Espiritualidade Superior." ( Y.V )

Uma Abençoada semana para você!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Deus Pai Onipotente, que concedestes às crianças de Fátima ver e conversar com a Virgem Maria, dai-nos pela intercessão da poderosa Virgem, a graça da maior comunhão com Vosso Filho Jesus.




Dai-nos o dom da serenidade e amor pela Verdade, pela intercessão da mesma Virgem e Poderosa mãe.



Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Salve Vidas!

Porquê Ser Vegetariano?
         Ao contrário do que muitas pessoas ainda julgam, o ser humano não tem nenhuma necessidade de se alimentar de outros animais; fazê-mo-lo apenas por costume, por comodismo ou para satisfazer o nosso paladar. Uma dieta vegetariana bem planeada é tão ou mais saudável do que uma dieta omnívora bem planeada.
       A maior parte de nós nunca ponderou sequer porque motivo come aquilo que come e com que justificação o faz. Limitamo-nos a comer o mesmo que os nossos pais comem, o mesmo que os nossos familiares e amigos comem, ou aquilo que a indústria alimentar nos impinge.

      Chegou a altura de pensarmos pela nossa própria cabeça. As nossas ações têm consequências e a consequência de comermos produtos de origem animal é o sofrimento injustificado de milhares de animais.

Não Se Trata de Caridade, Trata-se de Respeito

           O vegetarianismo ético é a base do respeito pelos animais. É a aplicação na nossa vida do princípio da não-violência e da justiça para com os seres de outras espécies.

          Não temos necessariamente de gostar de animais nem de ser caridosos para com os animais, mas sim de respeitá-los. Da mesma forma que não temos obrigação de ajudar as pessoas sem-abrigo, também não temos obrigação de ajudar um cão que vemos abandonado na rua, por exemplo. No entanto, ainda que não façamos absolutamente nada para ajudar os animais, a nossa obrigação ética mínima é fazer aquilo que estiver ao nosso alcance para não os prejudicar. E a coisa mais importante que podemos fazer para poupar sofrimento aos animais é adaptar uma dieta vegetariana.

Vegetarianismo Pelos Animais

         

           Todos os dias são abatidos milhões de animas para alimentação humana. Este incomensurável sofrimento que se inflige aos animais é completamente injustificado, pois os humanos não têm nenhuma necessidade de se alimentarem de animais.
          Se somos contra crueldade desnecessária e violência gratuita, devemos também ser contra a utilização de animais na indústria alimentar. Está nas mãos de cada um de nós, aqui e agora, demarcarmo-nos desta crueldade, adoptando uma dieta vegetariana.
          O vegetarianismo ético é a aplicação prática na nossa vida do princípio do respeito pelos animais e do princípio da não-violência. O vegetarianismo ético não é como uma moda passageira que se adopta e depois se esquece, é uma questão de princípios e os princípios são para toda a vida.

Samosas Maravilhosas

Receita de Samosa (pastel de vegetais)




Ingredientes:
500 gramas de farinha de trigo
200 gramas de ervilhas partidas
1 couve-flor pequena
2 a 3 batatas médias
1 xícara de água morna
3 colheres de manteiga derretida
1 colherinha de cominho
1/2 colherinha de feno grego
1/2 colherinha de gengibre ralado
1/2 colherinha de curry
 
Modo de Preparo:

Numa tigela, coloque a farinha de trigo, três colheres de sal e a manteiga derretida. Misture com as pontas dos dedos, acrescentando água devagar. Sove até obter uma massa homogênea e leve. Deixe descansar enquanto prepara o recheio Recheio Cozinhe as ervilhas (deixadas de molho durante a noite) até desfazerem-se. Cozinhe as batatas e a couve-flor de preferência ao vapor. Quando estiver tudo cozido, junte em uma panela à parte. Em uma frigideira coloque duas colheres de sopa de manteiga deixe derreter, acrescente sal a gosto, os temperos e deixe dourar, despejando em seguida na panela sobre a ervilha, a batata e a couve-flor, mexendo para misturar. O recheio deve ficar com consistência cremosa. Faça pequenas bolas com a massa, abra em círculos, coloque o recheio, feche como um pastel, molhando as bordas com água e apertando com um garfo para selar. Pode-se também fazer como mostra a figura ao lado, juntando os lados e dobrando-os com os dedos para dar o efeito da foto acima. Em fogo brando, frite as samosas em uma panela com óleo vegetal, em quantidade suficiente para as cobrir por completo. Escorra sobre toalhas de papel para tirar o excesso de óleo. Se preferível, podem ser assadas em forno. Para isso devem ser colocadas em fôrma untada e polvilhada com trigo para não grudar ou queimar.

A Índia faz tudo com amor

Receita de Lentilha à Moda Indiana




Ingredientes:

450 gramas de lentilha

1 litro de água

4 gramas de sal

5 gramas de açafrão

1 cebola

6 dentes de alho

2 pimentas malaguetas

Meio grama de cominho em grão

20 milímetros de óleo de soja

Modo de Preparo:


Escolha bem a lentilha e lave-a sob água corrente. Ferva em uma panela a água com a lentilha, o sal, o açafrão, três dentes de alho picado e pimenta bem picada. Cozinhe até a lentilha ficar mole e reserve-a. Na hora de servir, frite a cebola picada, três dentes de alho em fatias e o cominho no óleo. Despeje a mistura bem quente sobre a lentilha e sirva.



Dica:

Alguns cozinheiros recomendam deixar a lentilha de molho na água de um dia para o outro para que ela amoleça. Outros defendem que duas horas são suficientes.

Sopinha de Abóbora


250 g de abóbora moranga


3 dentes de alho

1/2 cebola cortada em cubinhos

Fio de óleo

2 cubinhos de tempero tok caseiro da knorr, sabor natural

Urucum/coloral

Sal a gosto

Cebolinha verde picada (opcional)
1.Descasque a abobora , corte-a em cubos


2.Em uma panela de pressão coloque o oleo, junte os alhos amassados e a cebola em cubinhos e deixe dourar, acrescente uma pitada de urucum os cubinhos de tempero e refogue a abobora

3.Ponha aproximadamente 750 ml de água, feche a panela e deixe cozinhar por 20 minutos

4.Desligue o fogo, bata o conteudo com o mixter ou liquidificador até obter um creme homogêneo

5.Volte este creme ao fogo por mais 5 minutos, se ficar muito grosso acrescente um pouco de água e corrija o sal

6.Sirva, salpicando a cebolinha, acompanhada de trorradas

Flores para saudar Setembro

A NATUREZA É NOSSA ETERNA ALIADA

Nós retiramos da terra o nosso alimento, nossa água e nossa energia vital. Os egípcios, os gregos, os hindus, os romanos, os indígenas utilizavam-se da argila para a cura dos seus males.
AS PROPRIEDADES

A argila tem o poder curativo por causa de sua composição química e geológica: o quartzo, o feldspato, a mica e outros componentes químicos: a silícia, o alumínio, o ferro, o cálcio, o potássio, o magnésio, o titânio em quantidades diferentes segundo o terreno. E, o mais importante, a energia que ela contém.



O QUE É A GEOTERAPIA?

É o uso da terra no combate às enfermidades. A argila medicinal é o agente de desintoxicação e regeneração física. Revitaliza os tecidos enfermos, dando força e energia às células do corpo.

Em contato com o corpo do doente, a argila produz alterações que promovem a cura, é capaz de absorver a energia perniciosa acumulada na área doente e transmitir a sua energia de elevada quantidade vital.



A QUE SERVE A ARGILA MEDICINAL?

Uso interno – A argila medicinal ingerida em pequenas quantidades: elimina bactérias, combate prisão de ventre e verminose, diarréia, úlceras, serve para depuração do sangue, potencializar os órgãos e suas funções, eliminar células destruídas e as reconstituir.
No Uso externo – A argila medicinal é aplicada no corpo: combate às dores nas costas, reumatismo, artrose, celulite, varizes, dores musculares, cãibras, contusões, febres, tumores benignos e malignos, dores de cabeça, má digestão, obesidade, cistos, infecção da próstata, infecção urinária, hemorroidas,cólica renal, o stress, tensão nervosa, distúrbios da tireóide, eczemas, acnes, asma brônquica, vômitos, gastrite, glaucoma, dor ciática, enxaqueca, dores de dente, inflamações oculares, queimaduras hérnia de disco, cólicas menstruais.

 
OBSERVAÇÃO
A argila medicinal não deve ser utilizada sem a orientação do terapeuta holístico.

Ervas Desde os Primórdios Nossas Aliadas

Dicas de Limpeza Espiritual através das Ervas
          Todos nós temos ao redor do nosso corpo físico um campo eletromagnético, composto por corpos sutis, que se denomina aura.
         As auras das pessoas e dos lugares funcionam como antenas que recebem e enviam mensagens entre si, que são decodificadas através da nossa intuição.
        Quando passamos por situações estranhas, energias desequilibradas se agregam à nossa aura e permanecem lá por muito tempo provocando doenças.
         Quando tomamos um Banho de Ervas limpamos a nossa aura fazendo com que ela volte a funcionar normalmente e harmonizando os nossos chakras que são túneis por onde entram as energias no nosso corpo físico.
         Cada planta tem características próprias que interagem com as nossas energias provocando as mudanças necessárias. As ervas podem limpar, energizar, melhorar nossa auto-estima, tirar nosso cansaço, etc…
         Para fazer o banho, devemos olhar a relação de ervas e propriedades que segue abaixo e escolher aquelas que se adequadam à nossa situação. Depois, pegue um punhado de cada erva e faça um chá com elas. Coe numa jarra e após tomar um banho normal, jogue o chá do ombro pra baixo. As ervas podem ser misturadas e o resultado será melhor se usado número ímpar de ervas.
         O Sal grosso pode ser usado como banho de limpeza mas é preciso que se tome um banho de ervas logo após.

Agora veja qual é o seu caso e aproveite as dicas :

Alecrim - Rosmarinus Officinalis


Tônico, estimulante, alivia dores musculares e reumáticas, artrite, elimina toxinas, acne, combate o cansaço, estimula a concentração mental, fortalece a memória - ORGANIZAR

Basílico (manjericão)- Ocymum Basilicum

Tônico nervoso, alivia cãimbras, combate fadiga, estimulante mental e memória, clareia os pensamentos, depressão, ansiedade, repelente de insetos - ENERGIZAR
Bergamota - Citrus Bergamia

Bactericida, cólicas, perda de apetite, estimulante digestivo, cândida, dermatoses, angústia, anti-stress, calmante, antidepressivo, ansiedade - RELAXAR
Camomila - Anthemis Nobilis

Analgésico, antiinflamatório, problemas estomacais, hepáticos e menstruais, TPM, peles sensíveis, dermatose, alivia insônia, insatisfação, impaciência, enxaqueca, sinusite alérgica, antiespasmódico -SOS - ACEITAR
Canela - Cinnamomun Zeylanicum

Analgésico, bactericida, gripe, estimulante sexual, exótico, cólicas e diarréias, intuição, aquece, conforta, fadiga - TONIFICAR

Capim Limão - Cymbopogon Citratus

Bactericida, cólicas, diurético, digestivo, poros dilatados, acne, esgotamento mental, harmoniza o sistema nervoso, relaxa, repelente de insetos - REFRESCA
Cedro - Juniperus Virginiana

Infecções, anti-séptico urinário, cistite, alivia o reumatismo, asma, problemas respiratórios, dermatose, celulite, ansiedade, tensão nervosa, medo, raiva, conforta - FORTALECER

Cipreste - Cupressus Sempervirens

Circulação, retenção de líquidos, celulite, varizes, hemorróidas, anti-sudorífico dos pés, limpeza facial, problemas respiratórios, gripe, expectorante, perda de concentração, tensão - ESTRUTURAR


Citronela - Cymbopogon Nardus

Bactericida, tônico, estimulante, desodorizador, higienizador e purificador do ambiente, combate pulgas e carrapatos, S O S anti mosquito - PURIFICAR
Clary Sage - Salvia Sclarea

Relaxante, fortalece o organismo, excelente para TPM, tensão, regulador feminino, auxilia no parto, frigidez, celulite, adstringente, antidepressivo, stress, pânico, agressividade - REGULARIZAR
Cravo - Sygyzium Aromaticum

Analgésico, bactericida, fungos, ácaros, digestivo, dor de dente, anti-séptico bucal, repelente de insetos, estimulante da memória, aquece, concentra, exótico e afrodisíaco - CENTRAR
Erva Doce - Foeniculum Vulgari

Digestivo, câimbras abdominais, antiespasmódico, flatulência, TPM, menstruações irregulares, cistite, incentiva a lactação, sistema nervoso, stress - PRODUZIR


Eucalipto - Eucalyptus Citriodora, Eucalyptus Globulus, Eucalyptus Straigeriana

Grande expectorante, atua nas deficiências respiratórias como: asma, bronquite, resfriados, sinusite; dores musculares, artrite, bactericida, higienizador e purificador do ambiente, cansaço, concentração mental, comunicação, repelente de insetos - LIMPA

Gengibre - Zingiber Officinalis

Analgésico, tônico, estimulante, excelente para dores, distensões e tensões musculares, estrutura vertebral, estrutura óssea, digestivo, câimbras, enxaqueca, tônico sexual e auxilia a concentração - REESTRUTURAR
Gerânio - Pelargonium Graveolens

Elimina as toxinas, diurético, celulite, obesidade, TPM, pele oleosa, rejuvenescidor, rugas, harmoniza, acalma, antidepressivo, ansiedade, raiva, tristeza, afrodisíaco, excelente repelente de insetos - REJUVENESCER



Jasmim - Jasminum Officinalis

Um grande analgésico, dores em geral, tensões musculares e distensões, cãimbras, auxilia no parto, afrodisíaco, equilibra os hormônios, frigidez, trauma, rejeição, pânico, medo, paranóia, melancolia, antidepressivo, rejuvenescidor - DESEJAR


Laranja Doce - Citrus Sinensis

Revigorante, estimulante, diurético, digestivo, fadiga, apego, alegria, combate a melancolia, estados de depressão, tristeza, ansiedade, tensão nervosa - ALEGRAR



Lavanda - Lavandula Officinalis, Lavandin Abrialis

Grande bactericida, regenerador celular, enxaqueca, hemorróidas, herpes, dores em geral, hipertensão, relaxante e calmante, flatulência, cólica, TPM, medo, traumas, ansiedade, stress, melancolia, tensão nervosa, auxilia no parto e pós parto, cicatrizante, queimaduras, equilibra e harmoniza, SOS - SOCORRER



Limão - Citrus Limonum

Estimulante, bactericida, tônico imunológico, germicida, concentração, estado de convalescença, circulatório feminino, problemas digestivos, gripes, resfriados, fadiga, memória, purificador do ar - CONFIAR


Manjerona/Oregãos - Origanum Majorana

Regenera o sistema nervoso, hepático, dores de cabeça, artrite, dores musculares, ansiedades, angústias, grande anti-depressivo, insônia - CONFORTAR



Menta - Mentha Piperata

Tônico nervoso e hepático, indigestão estomacal, náuseas, sensações de calor (menopausa), dores musculares, câimbras, reumatismo, expectorante, clareia a memória, fadiga, concentração, revigorante - TOLERAR



Noz Moscada - Myristica Fragrans

Estimulante nervoso, afrodisíaco, ótimo digestivo, diarréias, auxilia o processo do parto (contração uterina), estado de convalescença, tristeza, insegurança - ESTAR


Patchouli - Pogostemon Patchouli

Rejuvenescedor, regenerador, acne, cicatrizante, tônico sexual, bactericida, calmante e relaxante, meditação - CENTRALIZAR

Palmarosa - Cymbopogon Martini

Regenerador celular, rejuvenescedor, adstringente, dermatoses, limpeza facial, stress, nervosismo, antidepressivo, fadiga - ADAPTAR


Rosa - Rosa Damascena

Tônico geral, adstringente, cicatrizante, rejuvenescedor, regenerador celular, rugas, peles secas e normais, menstruação irregular, herpes, alivia cãimbras, auto estima, conforta, antidepressivo, choque, pânico, traumas diversos, angústia, impaciência e tristeza - AMAR


Tomilho - Thymus Vulgaris

Estados gripais, resfriados, antivirótico, bactericida e problemas respiratórios. Cansaço físico, convalescença constante, repelente de insetos, revitaliza o físico e mental - RESTABELECER

Medicina Indiana Utiliza mais de 500 ervas

           Talvez nenhuma outra medicina use tanto as plantas como a medicina tradicional indiana, conhecida como ayurveda, a ciência da vida. Muitos vão buscar tratamento na cidade indiana de Pune.

          A equipe do Globo Repórter acompanhou a médica ayurvédica Sonali Shinde e uma aluna brasileira dela, Joana Rodrigues, na feira. Logo que chega ao mercado, a médica vai identificando todas as ervas. Mais de 500 podem ser usadas nesse tipo de medicina.
          Logo fomos apresentados ao amalaki. Parece uma ameixa, mas não tem no Brasil. É muito valorizado na ayurveda por ter cinco sabores em uma só fruta: é doce, amargo, azedo, apimentado e adstringente. Só não é salgado.
         Mas no mercado de Pune é possível encontrar produtos bem conhecidos dos brasileiros. Um produto que tem muito no Brasil, o gengibre, é da maior importância na medicina ayurveda. “Quando cozinhamos os legumes, usamos gengibre. Ele digere as toxinas no corpo e age contra as doenças respiratórias, como a sinusite”, diz a médica Sonali Shinde.

        A doutora explica que a hortelã age contra o que a medicina indiana chama de vata, a força do ar: reduz dores e gases abdominais e por isso acompanha bem as comidas mais pesadas.
Seguimos nossa busca pelo mercado de Pune.
“O abacaxi é ótimo para melhorar o tecido sanguíneo, mais especificamente o plasma. E é ótimo também para eliminar vermes e lombrigas. Então, mesmo como medida preventiva, de vez em quando deve-se comer abacaxi”, orienta Joana Rodrigues.
As cenouras, que na Índia são avermelhadas, são usadas nos doces.
“A goiaba tem uma propriedade adstringente também. Tudo o que é adstringente fecha as glândulas salivares. Então, paramos de ter vontade de comer mais. Por isso, é ótima para depois das refeições”, diz Joana Rodrigues.
Feitas as compras, doutora Sonali Shinde nos convidou para ir até a casa dela. Ela preparou a refeição com os produtos que comprou na feira.
Enquanto elas preparavam o almoço, fomos conhecer os alimentos mais importantes para a ayurveda, que ajudam a conseguir uma saúde perfeita. Podem ser consumidos por qualquer tipo de pessoa, em qualquer estação.

             O arroz, cultivado em 60 dias, deve ser consumido um ano depois da colheita. Feijão mungo, um tipo de feijão verde, comum na Ásia, é de fácil digestão. E também passas pretas, mel, romã, abóbora – que no Nordeste tem o nome indígena de jerimum – e amalaki – a fruta dos cinco sabores, único desses alimentos que não tem similar no Brasil.
“Ela é rejuvenescedora. Mesmo cozida e seca, não perde a vitamina C. E tem cem vezes mais vitamina C que a laranja”, ressalta Sonali Shinde.
Depois, sobre folhas de bananeira, Sonali Shinde e Joana Rodrigues foram servindo a refeição. Um pouco de sal, limão, uma pasta de pimenta, romã, pão indiano. Mais uma vez, sabores variados.
Na Índia, a refeição começa pela sobremesa. E tem que ser com a mão direita. No início da refeição, o doce tira a fome mais intensa. Mas tem ainda algo curioso: soro de leite de uma vaca feliz. É isso mesmo: os indianos dizem que, para o leite ser bom, a vaca tem que viver solta, nos campos e nunca confinada.
Espinafre com queijo branco, arroz com um pouco de manteiga cozida em cima e batata com gengibre, alho, pimenta e coentro.
“É uma refeição completa para uma pessoa ativa. Ela tem todos os seis gostos, é equilibrada. Você não come apenas arroz, não come só trigo, ou apenas comida crua. A ayurveda não aconselha isso. Um pouco de cada coisa é bom para o seu corpo”, ressalta Sonali Shinde.
Para quem está acostumado a comer carne é um pouco difícil. Mas uma recomendação da medicina indiana serve para todos: sempre que der, deixe de lado as comidas prontas.
“Cozinhe só o que você precisa e coma em seguida. Este é o mantra da saúde”, define Sonali Shinde.

ORAÇÃO PARA FORTALECIMENTO DO LAR
Senhor: concedei a mim e família, a graça de vos buscar antes de todas as coisas, pois somente assim poderemos viver na unidade. Vinde com Vosso Espírito sobre meu lar e removei os problemas que em nós existam: males do corpo, da alma, do espírito, do coração. Que ajamos como se tudo dependesse de nós, mas certos de que somente por Vossa graça poderemos - mesmo em meio a sofrimentos, permanecer na Vossa paz. Que sejamos profundamente amigos, ajudemo-nos mutuamente a crescer na prática da fé e reavivemos sempre mais o amor que selamos diante de Vós, num compromisso sagrado e para sempre. Nada mais angustiante para os coraçõezinhos das crianças do que a insegurança diante de um pai e uma mãe, a quem tanto amam, discutindo, ofendendo-se mutuamente. Dai-nos saber amar profundamente, como amastes e amais Vossa Igreja. Que nos lembremos que o maior presente que nossos filhos podem receber, é o amor que exista entre nós, seus pais. Vinde, Senhor Jesus, restaurai minha família e as famílias do mundo inteiro. Amém.
 
Nós levantamos a bandeira do Vegetarianismo! 

PLANTA MEDICINAL DO MÊS



JAGUBE
(Banisteriopsis caapi)

Transpor barreiras, evoluir ascender, iniciar novas semeaduras, aciona o fluxo das energias conecta com os canais da comunicação. Todos os meridianos podem ser beneficiados nesta limpeza e renovação energética. O cipó provoca a mudança rápida para outro quadro , rompe obstruções revitalizando os canais por onde sua energia percorre, liberdade de movimentos e formas, crescimento e evolução.

O que são os Florais da Amazônia?




Os Florais da Amazônia são essências extraídas de flores silvestres. Atuam sobre o estado emocional e formam um sistema terapêutico, segundo o qual a doença resulta de um desequilíbrio energético que leva à enfermidade física. Os Florais proporcionam equilíbrio e paz interior, ajudando-nos a compreender melhor o nosso mundo interior. O sistema terapêutico dos Florais da Amazônia é uma ferramenta de grande ajuda para manutenção da nossa saúde e qualidade de vida.  Os florais agem de forma a remover todas as energias negativas que encobrem nosso ser em estado puro, divino, atuando exatamente sobre os chakras bloqueados, assim transmitindo para as pessoas o padrão vibratório necessário para que elas se rearmonizem e se crie finalmente uma paz realmente verdadeira advinda da conexão e religação com a natureza e as referências das leis divinas. Desta maneira, fazendo com que todas as energias e sentimentos negativos como a angústia, tensão e outras mais se dissolvam, fazendo com que o físico recupere seu equilíbrio natural, tornando-se mais saudável e menos propenso à doenças. Quem quiser conhecer mais é só entrar em contato pelo e-mail: floral.luzdosol@hotmail.com

Você é o que Você Come

A alimentação natural e a ingestão de legumes e frutas são fundamentais para quem deseja ter uma vida de saúde e alegria, o ser humano distanciou-se da natureza e praticamente desconsiderou a importância do alimento, com o modo de vida estressante, excesso de alimentos tipo fast-food, industrializados e refeições feitas às pressas acabam gerando doenças físicas, mentais e também se distanciando da percepção espiritual.
Além disso, os produtos de origem animal em excesso não nos tornam doentes apenas por dentro, mas também por fora: eles estão degradando o meio-ambiente numa escala assustadora. A demanda elevadíssima de vegetais destinados à alimentação dos animais tem gerado uma diminuição drástica das florestas no mundo. Metade das florestas tropicais do planeta foi queimada e substituída por pastos para gado de corte.A alimentação tem uma participação importante para evitar a depressão. Eis algumas dicas:
# Diminua da ingestão de açúcares
# Evite cafeína e prefira alimentos que contenham baixos teores de gordura (Um estudo feito durante 5 anos nos Estados Unidos, mostrou que homens e mulheres que seguiram um dieta de 20 a 30% de calorias relacionadas à gordura, apresentaram não só uma diminuição de colesterol, como também uma diminuição da depressão).
# Alimente sua cabeça:o complexo vitamínico B que encontramos nos alimentos é importante para aqueles que querem se manter física e emocionalmente mais saudáveis. Deficiência de Tiamina pode gerar medo, confusão e alteração de humor. Deficiência de ácido fólico também pode causar depressão. A vitamina B6 é importante para produção do hormônio serotonina, o qual tem grande participação na regulação do humor. Grandes benefícios são encontrados numa dieta rica, equilibrada, e mais natural.
ALMONDEGAS DE SOJA SUPER NUTRITIVAS
- 2 e ½ xícaras (chá) de picadinho de soja hidratado com água quente, limão e caldo de legumes e escorrido
- 1 e ½ xícara de farinha de rosca (amendoim, maracujá ou caju)
- 2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
- ½ cebola picada
-4 dentes de alho picados
-1 tomate grande picado
-1 pimentão grande
-1 pacote de sopa de cebola
- 3 colheres de sopa de gergelim branco
Refogue o tomate, com o alho, cebola, pimentão e pimenta de cheiro, e o gergelim , depois de refogado misture com os outros ingredientes, faça bolinhas e frite. sal (a gosto)- óleo de Girassol ou canola (fritura das almôndegas). Após a fritura, deixar as almôndegas sobre folha de papel absorvente. Faça um gostoso molho de tomate e as coloque dentro, e polvilhe queijo parmesão a gosto. Sirva com salada e arroz.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SALMO 53



Este salmo:

· expande a sabedoria, e dá consciência de que, para crescer, são necessários sacrifícios;
· favorece as pessoas que estão dispostas a abandonar um relacionamento opressivo ou precisam mudar sua opinião;
· facilita a aceitação de uma perda afetiva e auxilia aos que passam por problemas financeiros ou precisam enfrentar a vida;

· é poderoso para cortar o mal de pessoas que querem nos prejudicar consciente ou inconscientemente.



APELO AO SOCORRO DIVINO

Ao mestre de cântico, usando instrumentos de corda

Salmo de Davi



1. Por Seu santo nome, Senhor, salve-me.
2. Com Seu enorme poder defina minha causa.Escute, atento às palavras de minha boca.
3. Pois os que se consideram soberboscontra mim se ergueram e ameaçaram minha vida.Não tinham olhos para Deus!
4. Eis que Deus veio me socorrer.Pelo Senhor minha vida está salva!
5. Faça com que caiam os contrários e todo o mal que me desejam.Ajude-me, Senhor!
Sou tão leal e fiel...
6. Com todo gosto celebrarei homenagens a Seu santo nome, que é bom.Salvou-me de tantas aflições!
Acredito no que meus olhos estão vendo:
meus contrários estão na mais completa confusão.
E eu, Senhor, em paz, de todo coração.




Oração das almas gêmeas

(Esta oração é poderosa para facilitar o encontro da sua alma gêmea. Faça-a durante sete dias, se possível, no mesmo horário).
Eu sou um(a) filho(a) de Deus puro(a), divino(a) e perfeito(a), porque fui criado(a) à sua imagem e semelhança. Estou em busca da minha alma gêmea e sei, que nenhuma outra pessoa tem exatamente as mesmas qualidades que possuo, apesar de todos termos um denominador comum, Deus, essa Chama Divina dentro de cada um de nós.

Neste mesmo instante há uma pessoa que anela internamente ser minha(meu) companheira(o) de toda a vida, e que saberá apreciar o que sou e o que desejo expressar. A lei do Bem Absoluto está atraindo para mim essa pessoa.
O Espírito de Deus é a suprema atração do Universo. Eu sou parte integrante desse Espírito em manifestação e a Essência dessa suprema atração. Em meu desejo de ter uma(um) companheira(o) não existe egoísmo algum de minha parte, já que em minha consciência existe somente o amor de Deus, que não conhece egoísmo. Ajudai-me, Pai, a compreender que da mesma maneira que estou anelando ter a meu lado essa(e) companheira(o) também ela(e) está ansiando por sua(seu) companheiro(a) perfeito(a).
Preparo-me para a chegada de meu(minha) companheira(o) porque minha palavra põe em movimento a lei imutável do amor divino. Ajudai-me, eu vos peço, a deixar de lado qualquer sentimento de solidão que chegue a mim, e a olhar, com fé e esperança, que vós fareis chegar a mim as amizades perfeitas no momento propício. Fazei-me ter sempre presente que, para conseguir amigos, antes de mais nada tenho que ser um(a) amigo(a), e que para que me amem, antes tenho eu que amar.
(Deste instante em diante vos prometo fazer a minha parte. Abro minha mente e meu coração, e me preparo para receber com os braços abertos a chegada de meu(minha) companheira(o), se essa for a vossa vontade. Eu vos agradeço, amado Pai, pelas muitas evidências e manifestações de vosso infalível amor e companheirismo, que sempre me consolam e sustentam, e me fazem compreender que nunca estou só. Que assim seja!
Oração em Benefício do Corpo Emocional

(Esta oração atuará como uma limpeza na sua aura, purificando e expandindo seu chackra cardíaco, eliminando qualquer mágoa do passado).
"Amada Presença Divina em meu pulsante coração. Fonte de minha vida em vosso santo nome. Com vosso amor, sabedoria, força e autoridade, peço auxílio à Deus neste momento.
Deixai fluir e flamejar agora e sempre o crescente mar da Chama Violeta do amor libertador em mim,ao meu redor, em todo meu ser e em meu mundo, principalmente através do meu corpo emocional.
       Deixai a Chama Sagrada do Fogo Violeta fazer cair todas as cunhas negras de substâncias pesadas, e transformai-as em essência luminosa, substituindo-as pela pura substância da Luz e pelos sentimentos de meu próprio Ser Divino, agora e sempre.
       Deixai meu Sagrado Cristo Interno assumir imediatamente o completo e eterno controle de meu ser e de meu mundo e deixai-o viver em mim e através de mim. Tudo o que peço para mim peço também para toda a humanidade e, principalmente, para os elementais da água, que são servos obedientes e amigos sinceros desde os tempos seculares.
       Deixai o elemento água sempre puro e livre de tudo o que nunca foi o Propósito Divino. Aceito tudo isso realizado instantaneamente com todo o Poder da Divindade. Amém!"

Como Melhorar a Vida através da Cromoterapia

Cromoterapia
           A Cromoterapia é o estudo das aplicações das cores, derivadas do espectro da luz solar, e que motiva a curiosidade humana desde a antigüidade.
          Em nosso tempo seu uso tem sido empírico e ordenado pelas sensações que cada cor manifesta, seja no uso das roupas, nas tintas que ornamentam as paredes, ou baseado no conforto visual que as flores e folhas nos brindam a cada amanhecer.
        As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular. É a ciência que se utiliza das diferentes cores contidas no espectro visível e que são decompostas da luz branca, para buscar o equilíbrio do ser humano.
       A aplicação das cores altera ou mantém as vibrações que proporcionam saúde, pela capacidade de regeneração que a energia luminosa possui e a ação vibracional que as CORES nos proporcionam.
        Ao trabalhar com as cores para fins terapêuticos, o terapeuta deve, antes de tudo, estar em equilíbrio físico, mental e espiritual, deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais.

As Cores e algumas funções:

São sete as cores básicas, sendo que as quentes são consideradas "ativadoras" de funções.

amarelo - ativa a atenção e a memória, boa para ambiente de trabalho, a pessoa pode vestir amarelo para uma entrevista.
laranja - lida com a saúde do outro

vermelho - incentiva o movimento, a ação

verde - cor neutra, beneficia a saúde

azul , índigo , violeta - boas para relaxamento, concentração, meditação.
Em alguns casos, o caminho pode ser a combinações de cores. É o caso do verde-limão, que é a mistura do amarelo com o verde, ideal para situações de falta de interesse, mas em casos que o laranja ou o vermelho podem ser ativos demais.
Na cromoterapia o equilíbrio se dá quando conseguimos ao mesmo tempo: restabelecer o equilíbrio bioenergético do corpo e eliminar a forma pensamento negativa causadora da doença.
Muitas das doenças que afetam o homem tem sua origem na aura, ou seja, as doenças se estabelecem primeiramente no nível emocional/mental que mais tarde podem somatizar causando a doença no corpo físico.

Armando Austregésilo é professor de Cromoterapia da Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo e esteve no Programa Mais Você, da Rede Globo, para falar sobre o Poder das Cores.